O trabalho no campo requer muito cuidado e atenção. Quem utiliza técnicas obsoletas ou deixa de lado as tecnologias existentes não consegue crescer.

Hoje em dia, uma fazenda funciona como uma empresa, com objetivos, planejamento, cronograma e contratos. Todas essas questões devem ser acompanhadas de perto para que você alcance os resultados que deseja.

As cercas elétricas ganham cada vez mais espaço no mercado porque são econômicas e utilizam materiais mais leves e eficientes, contendo de forma adequada o rebanho. A sua principal vantagem está relacionada à otimização de despesas. As cercas convencionais são mais caras, enquanto os modelos elétricos são mais baratos e simples de ser executados.

Por esses motivos, este post vai lhe ajudar a montar uma cerca elétrica com 5 importantes dicas. Tenha atenção em sua leitura e aproveite!

1. Faça um projeto

Um fazendeiro que age sem planejar as suas atividades sempre acaba em maus lençóis. Isso acontece porque existem várias questões que devem ser analisadas em suas decisões, seja para encontrar um bom fornecedor de arames, seja para contratar funcionários.

E não poderia ser diferente na hora de montar uma cerca elétrica. Essa atividade ajuda no manejo dos animais e precisa ser planejada. Quem realiza um projeto coleta todas as informações necessárias para extrair o máximo da propriedade. Nesse momento, são definidos alguns conceitos:

  • tamanho da cerca;
  • se o sistema será ligado na rede elétrica ou em baterias;
  • tipos de eletrificadores.

Ao tomar essas providências, você consegue planejar os trabalhos e facilitar o serviço do cerqueiro. Assim sendo, é possível evitar erros e não transformar essa solução em uma fonte causadora de problemas.

A cerca elétrica de rebanhos bovinos, por exemplo, precisa ter pelo menos 4 mil Volts. Se você dimensiona um sistema inferior, o animal encosta e não sente medo. Como consequência disso, o bom desempenho da produção é colocado em risco e você pode não ter o retorno financeiro esperado.

Portanto, sempre faça projetos ao montar uma cerca elétrica.

2. Não se esqueça do aterramento

A eletricidade é essencial para o desenvolvimento de fazendas em nossa sociedade, certo? Ela alimenta vários equipamentos e facilita a execução de serviços na produção rural

Sistemas mal dimensionados e fugas de energias podem causar grandes estragos em sua propriedade. Dessa forma, é muito importante fazer o aterramento de sua cerca elétrica, a fim de evitar dores de cabeça em sua rotina. Em outras palavras, o aterramento garante o bom funcionamento do eletrificador, assegurando um bom choque quando o animal encosta na cerca. 

Nunca deixe de entrar em contato com um especialista ao fazer o aterramento da cerca elétrica. Esse profissional tem o conhecimento necessário para tirar dúvidas e propor medidas mais eficientes em sua propriedade.

O número de hastes, por exemplo, deve respeitar a extensão do complexo e a potência do eletrificador. Também é importante se atentar ao comprimento das hastes que deve ser suficiente para alcançar a parte úmida do solo.

3. Trabalhe com materiais de qualidade

Essa dica parece simples, mas muitos produtores não sabem escolher os produtos utilizados em suas fazendas. Em algumas situações, apenas o critério financeiro é usado para comprar materiais. Ao tomar essa atitude, você não se importa com a qualidade e não consegue atender às demandas do mercado.

Fios, arames galvanizados, conectores, isoladores e chaves interruptoras de boa procedência são diferenciais para se destacar e prestar um serviço de qualidade. Como eles recebem chuva e sol, podem ressecar ou deixar de ser isolantes.

O selo de certificação do Inmetro é algo que você não pode deixar de conferir nesses casos. Ele indica que as mercadorias respeitam os padrões normativos e estão prontos para serem comercializados.

Portanto, trabalhe com fornecedores de confiança e que estão prontos para atender às necessidades de sua propriedade.

4. Utilize postes Y

Os custos de montar uma cerca variam em cada fazenda e se concentram nos tipos de cercamento (tradicional ou elétrico), nos materiais escolhidos e na mão de obra. Em média, para construir uma cerca tradicional não eletrificada, utilizam-se 250 mourões de madeira por quilômetro. Em uma cerca elétrica, esse número é reduzido para 50 unidades por quilômetro. 

Já com o Poste Y Zn+ é possível otimizar ainda mais essa situação. Dependendo do tipo de terreno, o número de produtos utilizados pode chegar a 30 postes por quilômetro de cerca elétrica. 

O Poste Y Zn+ da Taura é feito de aço altamente resistente e triplamente galvanizado, o que faz com que ele seja mais durável do que os mourões de madeira. Além do mais, ele já vem furado e o cerqueiro não precisa cavar o solo para a instalação. Essas questões dão praticidade ao trabalho realizado na fazenda e reduzem os custos financeiros.

Outro ponto importante é que ele pode ser reaproveitado caso a cerca seja desfeita também. 

5. Realize manutenções periodicamente

Por último, mas não menos importante, a manutenção é outro tópico que não pode faltar em seu planejamento. De nada adianta planejar, utilizar mercadorias de confiança e ter bons funcionários para montar uma cerca elétrica se manutenções não são realizadas, já que essas atividades ajudam a prever e encontrar falhas.

Um trecho de cerca que não funciona pode permitir a fuga de animais ou a entrada de invasores. Essas questões dificultam a obtenção de resultados positivos. Por essas razões, crie um cronograma de manutenções  adequado à extensão da cerca, ao tipo de animais confinados e ao clima de sua região.

Sempre tenha um voltímetro digital na fazenda também Existe uma grande diferença entre ter eletricidade circulando e ter uma boa cerca elétrica. Esse equipamento ajuda a medir a performance do sistema, informando a tensão real.

Ao ler este post, você descobriu como montar uma cerca elétrica com eficiência. Antes de tomar qualquer decisão, é essencial analisar a situação socioeconômica de sua gestão, a fim de escolher as melhores práticas e ferramentas.

De qualquer forma, sempre trabalhe com produtos de qualidade, que respeitem as determinações normativas e atendam às demandas do mercado. Compre eletrificadores, isoladores e todos os materiais necessários de fornecedores com notoriedade e que apostam em tecnologia e inovação.

O que você achou deste conteúdo? Quer encontrar as melhores soluções do mercado para montar uma cerca elétrica? Basta entrar em contato com a nossa empresa e se preparar para o sucesso de sua produção!