O manejo do solo está diretamente ligado com sua qualidade. Muitos são os pecuaristas que usam produtos agrotóxicos que prejudicam a produtividade e vitalidade do terreno. Nós, da Taura, trouxemos para você algumas dicas sobre o cuidado com o solo: como tornar a pecuária mais sustentável.

Antes de tomar qualquer providência, você deve fazer um estudo do solo em que deseja iniciar o cultivo do pasto. Recolha amostras e analise as condições físicas do local. Algumas técnicas de renovação do solo são específicas para combater déficits de diferentes nutrientes ou elevações e reduções do pH.

As técnicas modernas de agricultura forçam o solo e aumentam a velocidade de degradação. Queimadas e uso de agrotóxicos podem ser substituídos por aplicações menos prejudiciais à biodiversidade natural. Existem algumas maneiras sustentáveis de realizar um manejo que revitalize suas terras: pousio e rotação de cultura.

O pousio é uma técnica que foi deixada de lado ao decorrer do avanço tecnológico nos campos. Esse método consiste em um descanso do solo para o processo de regeneração. O período entre-safras é uma boa condição para que a terra respire, permitindo sua reestruturação nutricional, proporcionando um enraizamento mais profundo e melhor desenvolvimento de um futuro plantio, além de descompactar a terra pisoteada pelo gado.

A rotação de cultura é outro método antigo que vem sendo retomado. Evitando o uso de qualquer produto químico é possível manter a terra produtiva e sadia. Ao realizar a colheita do atual pasto volumoso, você deve realizar o preparo da terra e semear outra espécie bem diferente. Esse sistema de rotação fará com que a própria natureza reponha nutrientes através da alternância de espécies cultivadas. Consequentemente, diminui o uso de inseticidas, já que diferentes pragas se desenvolvem de acordo com cada tipo de planta. Com isso, o gado passa a consumir alimentos com uma qualidade superior, mantendo-se nutrido por mais tempo e elevando consideravelmente seu nível de produção.

Você conhece alguma outra prática de cuidado com o solo? Nós, da Taura, acreditamos em uma pecuária responsável e bem estruturada. Você pode acessar mais conteúdos como este em nossas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram.