Muitas são as informações e histórias disseminadas sobre as cercas elétricas, porém pouco se investiga a procedência e se são realmente condizentes com a realidade. Por isso, nós da Taura, trazemos para você alguns mitos e verdades sobre o uso de cercas elétricas na fazenda.

Consumo de energia

Um dos motivos de pecuaristas não optarem por cercas elétricas é o mito de que elas consomem muita energia. Isso se deve a dois fatores: a alta tensão e a instalação. A alta tensão das cercas faz com que as pessoas liguem isso a um consumo elevado de energia. Porém uma central de choque exige uma alimentação moderada, podendo, inclusive, ser abastecida por painéis de energia solar. Outro fator ligado à economia está na instalação, que deve ser bem feita, evitando fuga de energia, além de que pode ser menos custosa utilizando bons eletrificadores.

Letalidade dos choques

O medo de machucar o gado ou sofrer um acidente envolvendo as cercas elétricas é compreensível, mas a potência do choque não chega a ferir um ser humano ou um animal. A potência dos eletrificadores aprovados pelo Inmetro não ultrapassa 0,0025 A, o que não prejudica a saúde de do animal. Na Taura os eletrificadores têm uma potência mais baixa, atingindo uma média de 0,001 A, cujo o objetivo é estimular que o animal respeite os limites da cerca sem feri-lo.

Falta de energia

A falta de energia pode interromper o funcionamento de sua cerca caso o eletrificador funcione ligado na tomada, porém há como driblar esse imprevisto. O ideal é que você utilize eletrificadores à bateria com painel solar, evitando que a cerca fique sem choque durante um apagão.

Todos esses mitos que surgem em torno das cercas elétricas rurais estão, muitas vezes, vinculados a instalações mal feitas e produtos de baixa qualidade.

Opte por instalações com profissionais capacitados e utilize materiais de marcas reconhecidas pela resistência, qualidade e adequação às demandas do campo.

Você pode conferir os tipos de arames, eletrificadores e acessórios para cercas elétricas clicando aqui. Para calcular a quantidade de cerca ideal para sua fazenda, acesse nossa calculadora de cerca elétrica. Para mais conteúdos como este, você pode acessar as páginas da Taura: YouTube, Facebook e Instagram.