A estrutura física da fazenda é a parte essencial para que o trabalho funcione de forma organizada e rentável. As acomodações para os animais e os espaços para manejo devem contar com cercas que evitem a fuga e, ao mesmo tempo, mantenham o bem-estar do gado. Por isso nós, da Taura, contamos o que você precisa saber antes de montar a sua próxima cerca elétrica.
Conheça seu espaço
Meça o terreno levando em conta todos os declives, árvores, cursos d’água e outros obstáculos que podem ficar entre um mourão e outro. Assim você poderá saber com mais exatidão a metragem de cerca elétrica necessária para determinada área. Uma maneira fácil de descobrir quanto material é necessário comprar é usando a calculadora de cerca elétrica disponível em nosso site.
O eletrificador faz toda a diferença
Você deve escolher um aparelho que esteja de acordo com as características de sua fazenda. A distância total da cerca, o tipo de solo e o modo de alimentação de energia são pontos a serem observados antes de realizar a compra. Existem eletrificadores de muitos tipos, alimentados por rede elétrica ou energia solar. Você pode conferir aqui os modelos e as finalidades dos diversos eletrificadores produzidos pela Taura.
Leia mais em: Cercas elétricas ― mitos e verdades sobre o uso na fazenda
A importância do arame escolhido
O mercado oferece arames de variadas ligas metálicas, o que influencia diretamente na condutividade do choque e durabilidade da cerca. Você precisará do arame correto para manter toda a extensão da cerca eletrificada. Uma solução pontual para essa questão pode ser encontrada no arame elétrico 600 Zn+, produzido pela Taura. Seu alto teor de carbono faz com que o fio possua uma alta carga de ruptura (600kgf), e a tripla camada de zinco alonga a vida útil e proporciona uma condutividade adequada e efetiva para a cerca.
Não menos importante: acessórios
A quantidade certa de acessórios e a instalação correta podem evitar a fuga de energia de sua cerca elétrica. Toda estrutura pode facilmente ser prejudicada pela baixa qualidade dos isoladores, grampos, conectores e outros itens responsáveis pelo funcionamento da cerca. Por esse motivo separamos em nosso site uma categoria específica de acessórios que manterão o funcionamento efetivo de sua cerca elétrica.
Não esqueça do aterramento
O choque percorre um ciclo, passando pelo corpo do animal, voltando pelo solo até o aterramento e chegando, por fim, ao eletrificador. É muito importante que o aterramento seja feito corretamente para que o ciclo feche-se de maneira rápida e o gado receba um choque efetivo. Lembrando que o kit para-raios devem contar com um aterramento à parte, evitando a queima do eletrificador por conta de raios.
Leia também: Quer investir em cerca elétrica? Conheça a solução Taura
Essas são as informações essenciais que você precisa saber antes de montar a sua próxima cerca elétrica. Caso surja qualquer outra dúvida, entre em contato conosco e acesse outros materiais como este nas páginas da Taura: YouTube, Facebook e Instagram.